segunda-feira, 14 de julho de 2008

Roteiro para uma performance...

Eu já postei isso no meu fotolog uma vez, mas como isso aqui está jogado às moscas resolvi "re-postar", talvez pela fase meio psicótica que estou... rs É só um roteiro de uma performance que pensei fazer a alguns anos...

Andei deixando a mente vagar... e me veio uma idéia a partir de uma declaração de uma amiga... eis o meu roteiro pra uma performance:


Entrarei ao som das 4 Estações de Vivaldi... Num palco todo branco, eu vestida de branco (uma camiseta e uma calça, descalça, pés no chão, cabelos presos, óculos escuros)...

No palco estará a minha espera numa bancada uma galinha, dessas de granja, branquinha e gorda...

De repente eu olho bem nos olhos da galinha tiro os óculos, me viro pra platéia, faço a oração árabe:

“Que as pulgas de mil camelos, enlouquecidas pelas areias quentes do sol escaldante do deserto do Saara, infestem o meio das pernas daquele que ousar perturbar o meu dia. E que seus braços sejam curtos demais para se coçar. Que cocem suas partes pudentas num cáctus eternamente! Amém!"

A luz do palco se transforma... escurece tudo... descem velas acesas no palco e começa a tocar Carmina Burana...

CARL ORFF - CARMINA BURANA


Eu pego a galinha e arranco a cabeça dela com as mãos, arranco as penas dela com um ar bem tranquilo e sereno, olhando pra platéia.. (se a galinha cacarejar alto antes de ser decapitada e ficar contorcendo o corpo agonizando antes de morrer enquanto eu a depeno melhor ainda...). Pego a cabeça decapitada da galinha e olho c um ar blasé e canto: Você foi! O melhor dos meus planos e o maior dos enganos que eu pude fazer...

Depois disso o palco fica a meia luz, eu apago as velas do palco numa dança contemporânea fazendo o jogo de contato com o corpo da galinha na mão, toda banhada em sangue, e me viro bem a frente do palco, na boca de cena, olhando pra platéia digo filosófica e proféticamente:

"Nesse mundo, tudo é fake... a vida é sangue, suor e lágrimas... é isso o que eu quero..."

e saio do palco ao som de uma cantiga de ninar...

fecham-se as cortinas...
apagam-se as luzes...
o público emocionado chora copiosamente...
o faxineiro do teatro não se contém e derrama lágrimas ao ver esse espetáculo vanguardista e contemporâneo (tudo ao mesmo tempo...)

Quando todos pensam que o espetáculo terminou, entram Stéf-Shinigami e Chicken-Mafagafo-San fazendo uma dança pout-pourri-cover-performática do Path and Stanley, Thriller e Start me Up, com todos os elementos do Clip do Michael Jackson (inclusive máquina de fumaça!) e expressões faciais do Mick Jagger em cena. Após essa apresentação surreal volto ao palco e digo: essa minha performance, dividida aqui com meus amigos, foi inspirada em minhas experiências orkutianas... muito obrigada amigos, sem vocês nada disso teria sido realizado...

Recebemos rosas vermelhas no palco, sob as palmas da platéia...

Obrigada... obrigada...

2 comentários:

Tiu NiN disse...

--1)
do Lat. metu

s. m., terror;
receio;
susto.
loc. adv., a -: com receio.

--2)
ZzZzZzZzZzZz

Anônimo disse...

Haha...isso sim, é uma performance de um idiota que não tem nada pra fazer...que dó. ;)